Em mais uma temporada de arte pelos integrantes do curso GEP em Artes Visuais, foi dado início com algumas mudanças, a começar pelos novos participantes que são professores da rede estadual de educação e que ministram a disciplina de artes visuais em escolas públicas.
INTRODUÇÃO
Ações
desenvolvidas pelo Gep – Poéticas e Produção em Artes Visuais,
cujo objetivo é formar grupos de produção artística no Centro de
Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, e que são constituídos por professores da
rede estadual de educação. A ênfase deste curso está em
oportunizar a prática artística dos professores para desenvolver a
sensibilidade, a expressividade, a estética e a pesquisa, tão
importantes para o processo criativo. Neste sentido, este curso
propõe estabelecer conexões entre a prática de sala de aula com a
poética dos professores, num processo de retroalimentação que
permita ter uma identidade fortalecida como educadores e como
artistas. Conforme Ana Mae Barbosa, a reflexão sobre esta relação
está inserida
dentro de uma abordagem atual na arte/educação, que busca
desenvolver processos de aprendizagem em arte que propiciem aos
sujeitos desenvolverem fluência, flexibilidade, elaboração e
originalidade, componentes básicos da criatividade
(BARBOSA,
1998, p.18).
Foram constituídos dois grupos de GEPs. Um
no período vespertino composto por 08 integrantes do Centro de
Estudos e Pesquisa Ciranda da Arte e outro no período noturno com 02
professores da rede estadual. O curso é realizado todas as quintas
das 14h às 16:30h(vespertino) e 18:30h às 21h (noturno), no Ciranda
da Arte. A carga horária foi distribuída conforme abaixo:
Presencial: 56h
Visitas a espaços
culturais: 20h
Produção artística:
14h
Carga horária total:
90 hrs
Objetivos: Substituir por um texto
- Incentivar a pesquisa e a criatividade para a produção artística.
- Oportunizar o desenvolvimento da auto expressão e da identidade artística
- Desenvolver a capacidade de observação e crítica
- Orientar para o aprimoramento das técnicas
- Experimentar novos suportes e materiais alternativos
- Intermediar o contato com outros artistas, técnicas, tendências e estilos
- Oportunizar a experiência da “exposição” dos trabalhos produzidos, socializando o processo de construção
- Auxiliar na criação de portfólio
- Incentivar a produção de textos específicos para a área (artigo, comunicações, banners, pôsteres, entre outros)
Nenhum comentário:
Postar um comentário