Olá alunos de Reorientação em Artes Visuais Noturno, desejamos boas vindas a este curso. Esperamos que atendam à expectativa de voces, que dê subsídios para que possam enriquecer sua prática pedagógica, planejando aulas que tenham qualidade, consistência e aprofundamento. Que sejam vivências conectadas com a realidade dos estudantes e que transitem com as tecnologias.

segunda-feira, março 17, 2014

Estrutura do curso



Em mais uma temporada de arte pelos integrantes do curso GEP em Artes Visuais, foi dado início com algumas mudanças, a começar pelos novos participantes que são professores da rede estadual de educação e que ministram a disciplina de artes visuais em escolas públicas. 

INTRODUÇÃO
Ações desenvolvidas pelo Gep – Poéticas e Produção em Artes Visuais, cujo objetivo é formar grupos de produção artística no Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, e que são constituídos por professores da rede estadual de educação. A ênfase deste curso está em oportunizar a prática artística dos professores para desenvolver a sensibilidade, a expressividade, a estética e a pesquisa, tão importantes para o processo criativo. Neste sentido, este curso propõe estabelecer conexões entre a prática de sala de aula com a poética dos professores, num processo de retroalimentação que permita ter uma identidade fortalecida como educadores e como artistas. Conforme Ana Mae Barbosa, a reflexão sobre esta relação está inserida dentro de uma abordagem atual na arte/educação, que busca desenvolver processos de aprendizagem em arte que propiciem aos sujeitos desenvolverem fluência, flexibilidade, elaboração e originalidade, componentes básicos da criatividade (BARBOSA, 1998, p.18).

Foram constituídos dois grupos de GEPs. Um no período vespertino composto por 08 integrantes do Centro de Estudos e Pesquisa Ciranda da Arte e outro no período noturno com 02 professores da rede estadual. O curso é realizado todas as quintas das 14h às 16:30h(vespertino) e 18:30h às 21h (noturno), no Ciranda da Arte. A carga horária foi distribuída conforme abaixo:

Presencial: 56h
Visitas a espaços culturais: 20h
Produção artística: 14h
Carga horária total: 90 hrs


Objetivos:  Substituir por um texto
  1. Incentivar a pesquisa e a criatividade para a produção artística.
  2. Oportunizar o desenvolvimento da auto expressão e da identidade artística
  3. Desenvolver a capacidade de observação e crítica
  4. Orientar para o aprimoramento das técnicas
  5. Experimentar novos suportes e materiais alternativos
  6. Intermediar o contato com outros artistas, técnicas, tendências e estilos
  7. Oportunizar a experiência da “exposição” dos trabalhos produzidos, socializando o processo de construção
  8. Auxiliar na criação de portfólio
  9. Incentivar a produção de textos específicos para a área (artigo, comunicações, banners, pôsteres, entre outros)

Nenhum comentário: